Atribuições da Secretaria 
                                
                             Auxiliar o Prefeito em suas funções administrativas, políticas e sociais
 Coordenar a segurança e a defesa do Chefe do Executivo
 Diligenciar quanto ao preparo e ao encaminhamento das reuniões, audiências e agenda do Chefe do Executivo
 Incumbir-se das correspondências do Prefeito, mantendo sob sua guarda documentos de natureza sigilosa
 Supervisionar as políticas e ações dos órgãos que integram a sua estrutura
 Auxiliar o Chefe do Poder Executivo em suas funções administrativas, acompanhando a tramitação de processos, controlando prazos e atuando na elaboração de documentos institucionais
 Providenciar a elaboração de projetos de lei, decretos, editais, portarias e outros atos normativos, bem como acompanhar a tramitação de projetos no Legislativo, controlando prazos, sanções e vetos
 Diligenciar a publicação dos atos oficiais de competência do Prefeito
 Preparar e encaminhar o expediente do Chefe do Executivo
 Coordenar a elaboração dos atos de exoneração e nomeação de cargos em comissão das estruturas dos órgãos da Administração Direta e Indireta do Município
 Planejar, controlar e executar todos os atos necessários para programação, agendamento e execução dos eventos e solenidades com a participação do Prefeito
 Desempenhar outras atividades afins