E-mail
antonpap@gmail.com
Endereço
Estrada de Usina Velha, 179 - Estrada da Usina
Horário
segunda, quartas e sextar - 9:00h as 18:00
Sobre
O Espaço Cultural CircoLo de Criação, situado na Estrada da Esina Velha 179, é um projeto emblemático que desempenha um papel crucial no enriquecimento sociocultural da comunidade de Armação de Búzios, no Rio de Janeiro. Iniciado em 2003, este projeto é uma iniciativa da Associação Bem-Querer (ASBEMQ) em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico local. Sua missão principal é oferecer, de forma gratuita, oficinas de técnicas de circo, promovendo a integração sociocultural dos participantes.
Este espaço único na Região dos Lagos oferece aulas ministradas por professores qualificados, com formação na Escola Nacional de Circo e na UNIRIO. Eles ensinam diversas técnicas circenses, incluindo acrobacias aéreas e de solo, equilíbrios, e integram aspectos artísticos como música, dança e literatura. Além disso, um foco intensivo é colocado na preparação física e exercícios de consciência corporal.
As aulas no Espaço Cultural CircoLo de Criação acontecem em três turnos às segundas, quartas e sextas-feiras, e estão alinhadas ao calendário escolar. O projeto culmina em dezembro com um espetáculo de encerramento, seguido por remontagens e reapresentações durante o verão. Com 75 vagas por turno e um total de 5 turnos em operação, o projeto atendeu a 375 participantes em 2019.
O impacto do CircoLo Social, como é conhecido, vai além do ensino de habilidades circenses. Ele promove valores essenciais como disciplina, comprometimento, dedicação, perseverança e pontualidade. Esses ensinamentos refletem significativamente em outros aspectos da vida dos alunos, incluindo melhoria no desempenho escolar e desenvolvimento de maturidade técnica e comportamental. Muitos ex-alunos optaram por seguir carreira artística ou acadêmica, demonstrando a influência transformadora do projeto em suas vidas.
Reconhecido por órgãos públicos e premiado por sua contribuição à cultura, o CircoLo Social é mais do que uma escola de circo: é um instrumento de formação cidadã, encorajando os alunos a estarem conscientes de seus direitos e deveres, e a se tornarem mais do que artistas - cidadãos responsáveis e engajados.